x

Processando...

Portal do Governo do Estado de São Paulo

Acesso do Participante

Notícias

Voltar

Aos 5 anos, SP-PREVCOM tem maior patrimônio de fundos para servidores do País

04/04/2017

-

SP-PREVCOM

Foto: Divulgação/SP-PREVCOM

Siga a SP-PREVCOM

A SP-PREVCOM está comemorando cinco anos de operações com 20 mil participantes e mais de R$ 650 milhões em recursos.  O montante posiciona a instituição como a de maior patrimônio entre as entidades de previdência complementar para servidores públicos do País, afirmou o presidente Carlos Henrique Flory durante evento de comemoração que reuniu o secretário da Fazenda, Hélcio Tokeshi, participantes e representantes de RHs de diversos órgãos estaduais, ontem (3), em São Paulo. 

Na avaliação de Tokeshi, a previdência complementar é uma inovação institucional importante, responsável pela transição para um sistema mais moderno, no qual as pessoas fazem suas reservas e têm a contribuição do Estado para reforçar o caixa. O secretário ressaltou também a nova fase da fundação, que poderá ajudar outros estados e municípios a montar seus planos. “Há uma mudança de cultura relevante para o Brasil”, declarou.

A fundação começou também a pagar aposentadorias. De acordo com Flory, mais de 60 servidores já recebem benefícios e há cerca de 40 novos pedidos em análise. Este movimento é importante. Segundo o presidente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), Luiz Ricardo Martins, o Brasil é o país que menos poupa na América Latina. A reforma da previdência do regime geral é o grande momento de incremento de uma agenda positiva, avalia. Neste cenário, a previdência complementar tem de ser vista como uma solução.

A etapa atual é de consolidação do modelo. O desempenho da fundação e a parceria do governo estadual representam componentes essenciais para a construção das reservas dos servidores. Os participantes da SP-PREVCOM contribuem com um percentual da parcela do salário que ultrapassar o teto da previdência e o governo estadual, como patrocinador, paritariamente com até 7,5%. Trata-se de um ganho de 100% no momento zero do investimento.

O FIC Paulista da SP-PREVCOM, administrado pelo Banco Itaú, registrou crescimento expressivo desde a sua implantação. Sua política de investimentos garantiu rentabilidade acumulada de 61.71% do capital aplicado desde o início das atividades da instituição.